ARTEAM recebeu cerca de 30 alunos do 1.º ano de escolaridade do Externato S. João Bosco e respetivos professores para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência. A atividade contou com a apresentação da narrativa O Livro Negro das Cores, de Menena Cottin, acompanhada pela interpretação musical dos alunos da ARTEAM: Alina Mirashova e Mariana Ribas (piano), Ariana Pereira (contrabaixo), Beatriz Barros (violino), David Gigante (guitarra), Edgar Alves (vibrafone), Inês Alves (flauta), Joana Lima (oboé) e Santiago Melo (saxofone), com narração de Ana Sofia Vieira.
Durante a apresentação, as crianças do Externato assistiram à performance de olhos vendados, numa experiência sensorial única que as desafiou a “ver” através do som, do tato e da imaginação. Foram momentos profundamente enriquecedores, que despertaram emoções e novas formas de percecionar o mundo.
Esta narrativa celebra a beleza de sentir para além da visão, convidando-nos a refletir e a imaginar como é o mundo para quem não vê. Uma experiência que nos recorda que a música e os sentidos se unem para revelar dimensões invisíveis da realidade, lembrando-nos de que há sempre muito mais para descobrir além do olhar.
Foi já a segunda vez que a ARTEAM realizou esta atividade, reforçando o seu compromisso em promover experiências artísticas inclusivas e significativas.